2021 e o cérebro Trino de MacLean


cérebro Trino de MacLean

"Há quem diga que estamos no terceiro semestre de 2020. O sarcasmo claramente denuncia um certo cansaço e desânimo resultantes de uma longa quarentena e tantos lutos e sofrimentos em decorrência da pandemia pelo Covid-19.
Mas torna-se imperativo lutarmos contra tal sensação para seguirmos resilientes e focados no enfrentamento desta crise.
Aos terapeutas cabe investir num fomento de recursos internos de seus pacientes para minimizar tal cansaço e desesperança. Para tanto e a despeito da abordagem teórica utilizada, seguem algumas sugestões de conduta clínica:
a) Escutar e validar tais sentimentos sem tentar consertá-los;
b) Favorecer a reflexão do paciente quanto aos recursos desenvolvidos até aqui neste contexto adverso; seja a paciência, criatividade, capacidade adaptativa, espiritualidade, autocuidado, entre outros;
c) Favorecer a capacidade de segmentar a perspectiva de futuro, evitando planejamentos a longo prazo que geram muita ansiedade e impotência frente às incertezas relacionadas à pandemia e projetar objetivos, desejos e planos para um futuro mais a curto prazo, fomentando um senso de potência e realização importantes para o fortalecimento psíquico;
d) Favorecer uma reavaliação dos recursos internos e externos que podem favorecer este processo;
e) E, obviamente, lembrar que tais sugestões também cabem ao próprio psicoterapeuta que, para seguir cuidando, também precisa se fortalecer psiquicamente.

Ou seja, sobreviver a este processo exige habilidades semelhantes às que necessitamos para o enfrentamento de grandes crises, quando o objetivo principal é sobreviver e adaptar-se para somente depois de passado o perigo, absorver e acomodar a experiência vivida.
Com recursos, a ameaça torna-se possível de ser enfrentada e nosso implacável cérebro reptiliano responsável pelas reações instintivas de enfrentamento ou fuga será eficiente para encontrar as melhores respostas adaptativas.
Portanto, com fôlego e foco neste ajustamento, logo estaremos refletindo sobre a pandemia como um evento superado que gerou muitas perdas e danos de toda ordem, mas também grandes aprendizagens."

Dra. Gabriela Casellato (@gabriela.casellato.psicologia)