A psicologia e algumas áreas de atuação


Iniciar a carreira

A psicologia é uma área de múltipla atuação.De acordo com dados do Guia do Estudante, a graduação de psicologia vem tendo uma busca parecida a cursos tradicionalmente muito procurados como Direito, Medicina e Administração.
Em entrevista ao Guia do Estudante, Maria Stella Sampaio Leite, psicanalista e orientadora profissional da Colmeia – Instituição a Serviço da Juventude, em São Paulo, diz que alguns fatores ajudam a entender esse cenário. “Um deles é que hoje em dia, diferentemente de anos passados, a Psicologia deixou de ser uma alternativa eminentemente feminina. Atualmente é uma área procurada também por homens”, diz. Outra razão, segundo ela, é que “o tratamento psicológico, aos poucos, vem deixando de ser tabu, aquilo que tem que ser mantido em segredo. Buscar o psicólogo é um recurso muito mais conhecido para os diferentes sofrimentos da alma.”
Dentro desse universo existem várias possibilidades de atuação que o profissional pode escolher durante sua jornada. Segue abaixo algumas delas:

  • Psicologia Clínica
    O psicólogo clínico auxilia pacientes no processo de compreensão e alívio do sofrimento de fundo emocional. Os atendimentos podem ser feitos de forma individual, grupos, em casal ou em família. Em novembro de 2018 o Conselho de Psicologia liberou os atendimentos online, facilitando o atendimento à distância.

  • Psicologia Educacional
    O psicólogo que atua na área educacional trabalha na busca da melhoria do desempenho dos alunos, auxiliando professores e demais funcionários a solucionar possíveis dificuldades de aprendizagem e relacionamentos. Esse profissional também pode atuar orientando alunos na escolha de suas futuras profissões.

  • Psicologia Organizacional
    Esse profissional atua dentro de empresas com foco em Psicologia aplicada ao trabalho, atuando em processos de recrutamento e seleção de funcionários, treinamentos, desenvolvimento de equipes e também no departamento pessoal com atividades relacionadas à contratações e desligamentos. Cada vez mais as empresas estão buscando psicólogos para promover ambientes mais saudáveis entre os colaboradores.

  • Psicologia Jurídica
    O psicólogo jurídico atua planejando e executando políticas voltadas para cidadania, Direitos humanos, prevenção e combate a violência. Ele atua também avaliando características de personalidade dos indivíduos e fornecendo análises comportamentais para agregar em processos judiciais.

  • Neuropsicologia
    A Neuropsicologia é o estudo das relações entre o cérebro e o comportamento. Esse profissional utiliza de instrumentos para avaliar habilidades como atenção, memória, percepção, raciocínio, linguagem, funções motoras e outras. O psicólogo que se especializa nessa área auxilia pessoas a retomar a vida produtiva após alguma lesão traumática que afete o sistema cerebral e possa causar alterações nas áreas do comportamento e cognição.

  • Psicologia Social
    O psicólogo da área social atua na relação do indivíduo com a sociedade em alguns espaços como asilos, penitenciárias, instituições acadêmicas, organizações não governamentais e outros ambientes propondo políticas e ações para a comunidade em geral, para os movimentos sociais, consumidores e afins.

  • Listamos apenas 6 áreas diferentes mas existem muitas outras áreas na qual o psicólogo pode atuar. É uma profissão promissora no mercado e só tende a crescer. Sinta a sua vocação e escolha o seu melhor caminho. Link sugerido: https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/pordentrodasprofissoes/por-que-psicologia-e-um-dos-cursos-mais-procurados-pelos-estudantes.