Novembro Azul. Este é o mês de campanha de conscientização dos cuidados masculinos com a saúde.


Novembro Azul

Apesar de todas as recentes transformações sociais em torno das questões de gênero e os respectivos papéis sociais, ainda podemos observar os homens envoltos num forte estigma quanto ao seu comportamento e forma de se expressar. Ainda é nítida uma certa censura social para condutas masculinas ditas mais sensíveis e cuidadosas, associadas claramente ao papel feminino. Desta forma, há um reforço implícito de que os homens mais viris são aqueles que não expressam emoções, são mais pragmáticos e pouco cuidadosos com sua saúde , delegando a mesma às companheiras ou às figuras femininas de sua vida.
Por esta razão, ainda é baixo o número de homens que fazem prevenção da saúde física e mental. Homens que expressam pouco as emoções tendem a somatizar mais, além de evitarem a busca por ajuda seja ela informal ou formal.
Esta campanha visa semear uma mudança deste cenário. O acolhimento e a validação das expressões emocionais masculinas é parte de uma mudança social necessária e urgente para que os mesmos possam mudar atitudes e incrementar cuidados preventivos com a saúde física e mental.
Com informações e orientações estes estigmas podem se desfazer e vidas podem ser salvas.

Cuidar da saúde também é coisa de homem !