O nome de uma clínica diz muito sobre ela, cria impacto positivo ou até negativo em seus futuros clientes. Diante disso escolher um nome que faça sentido, seja viável e seja fácil de lembrar é importantíssimo nesse processo.
Se você aprofundar suas buscas sobre como nomear a sua clínica se deparará com o termo Naming. Esse termo é utilizado para descrever o processo de criação de um nome para empresas ou produtos. Ele representa um passo para definir a personalidade do seu negócio, mas é preciso ter cuidado e muita criatividade.
Esse será um dos principais pilares para o marketing da sua clínica.
1. Quais os cuidados que devemos ter ?O primeiro passo é determinar pontos cruciais como missão, visão e valores da sua empresa. Esses três pontos precisam estar muito claros pois guiarão no momento da criação. O nome deverá refletir os seus valores como profissional porque caso contrário poderá influenciar negativamente a imagem da sua clínica.
Outro ponto importante é originalidade. O que faz uma simples palavra se tornar uma verdadeira marca é o sentido que ela carrega.
2. Você sabe o que é Brainstorming ?Brainstorming, ou tempestade de ideias, é uma reunião em grupo para criação de nomes ou até debates para solução de problemas.
A técnica foi proposta pelo norte-americano Alex Faickney Osborn na década de 40, a partir do entendimento de que soluções coletivas trariam resultados melhores e mais criativos do que medidas individuais e isoladas.
Os requisitos básicos para esse momento são:
- Junto um pequeno grupo de pessoas afins.
- Apresente a todos a missão, visão e valores de sua clínica.
- Coloque ideias em post-its que fiquem a visão de todos. Quanto mais ideias direcionadas melhor.
- Esteja flexível para buscar novos caminhos; a fuga do tradicional é muito bem-vinda.
- Não tenha julgamento sobre a ideia do outro.
- As ideias apresentadas podem ser aperfeiçoadas ou até mesmo combinadas entre elas, dando origem a novas soluções.
3. Pesquisa de concorrentesLevante o nome de alguns concorrentes e liste-os. É importante analisar como eles se colocam hoje no mercado e definir quais nomes você não pode usar.
4. Avaliação de sonoridade e escritaDepois de selecionar as três principais escolhas para o nome é importante verificar sonoridade, escrita e pronúncia com o intuito de evitar trocadilhos e dificuldades na comunicação com os clientes.
5. DisponibilidadeA última tarefa e não menos importante é verificar a possibilidade de registro do nome escolhido. Esse registro envolve o de marca, o próprio site e possíveis contas em mídias sociais como por exemplo Instagram, Facebook, Youtube, entre outras.
Basta uma boa pesquisa no Google e você poderá verificar se o possível nome da sua clínica estará disponível para uso.